quinta-feira, 20 de maio de 2010

13 de Maio de 1888 - Abolição da Escravatura



No dia 13de Maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Como está a situação do Negro e seus descendentes 122 anos após a abolição da escravatura?

A aluna Maria Rosilma, da 1ª Fase B, realizou uma pesquisa e apresentou o seguinte trabalho:

"13 de maio, comemora-se o dia da Abolição da Escravatura.

E a letra do samba mangueirense continua fazendo sentido:


Será...

Que já raiou a liberdade

Ou se foi tudo ilusão.

Será...

Que a Lei Áurea tão sonhada

Há tanto tempo imaginada

Não foi o fim da escravidão

Hoje dentro da realidade

Onde está que ninguém viu

Moço...

Não se esqueça que o negro também construiu

As riquezas do nosso Brasil

Pergunte ao criador

Quem pintou está aquarela

Livre do açoite da senzala

Preso na miséria da favela.


A realidade nos mostra, que em pleno século XXI, nos presídios e nas carceragens há mais negros do que brancos. Jovens negros são os que mais morrem de forma violenta. Nas universidades há muito mais negros do que negros, assim como nos cargos de direção de grandes empresas.

É claro que avançamos muito, mas o preconceito racial, odioso como todas as formas de discriminação, ainda se faz presente no dia a dia. Quando era governador do Rio, instituí a política de cotas raciais na UERJ. Também criei o Centro de Referência dos Direitos dos Negros. Hoje, existe uma lei que pune a discriminação racial, e é considerado crime inafiançaval.Mas ainda existe uma dívida muito grande com os negros, que foram escravizados, e mesmo depois de alcaçarem a liberdade, sofrerem e ainda sofrem, com menos oportunidades, fruto do apartheid social, que no Brasil se mistura com a conotação social.

O Brasil foi o ultimo país independente das Américas a abolir completamente a escravatura. A luta incansável do movimento negro conseguiu grandes conquistas e a todo momento alcança novas vitórias. Mas muito ainda temos que caminhar no sentido da igualdade racial."


Fonte: Blog do Garotinho

Nenhum comentário: